Técnicas topográficas e geodésicas aplicadas em obras de engenharia utilizando conteúdos curriculares do ensino médio
PDF

Palavras-chave

Topografia
Geodésia
Cartografia

Como Citar

PEREIRA, Camile; SANTOS, Jennifer dos; PAES, Maria; TRABANCO, Jorge; MACIEL, Fabiane; BENATTI, Carolina; LUZ, Anderson da. Técnicas topográficas e geodésicas aplicadas em obras de engenharia utilizando conteúdos curriculares do ensino médio. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192831. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2831. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A utilização de técnicas topográficas e geodésicas em obras de engenharia tem se intensificado nos últimos anos. A procura por soluções referentes à aquisição de dados georeferenciados, tais como: latitudes, longitudes e altitudes dentro da malha urbana ou rural de uma região, têm aumentado, tornando sua utilização obrigatória nos levantamentos, fazendo com que a procura por estas novas tecnologias se intensifiquem. No desenvolvimento deste projeto, possível aprender a correta utilização dessas novas tecnologias, suas aplicações, servindo como motivação para nós alunos do ensino médio, despertando o interesse para as áreas de pesquisa científica e o mais importante, despertar o interesse para uma nova profissão. Outro ponto importante, foi o contato direto com estudantes de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado. Como produto final deste trabalho, foram realizados levantamentos topográficos planialtimétricos cadastrais das áreas de cada escola dos alunos evolvidos no projeto.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192831
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.