Modelagem tridimensional do relevo da Região Metropolitana de Campinas (SP) para fins de gestão do território
PDF

Palavras-chave

Gestão do território
Modelo digital de terreno
Região Metropolitana de Campinas

Como Citar

CAMPOS, Matheus; MATIAS, Lindon. Modelagem tridimensional do relevo da Região Metropolitana de Campinas (SP) para fins de gestão do território. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192829. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2829. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa tem o intuito de auxiliar análises relacionadas ao planejamento e gestão do território utilizando geotecnologias para construção de modelos tridimensionais do relevo e mapas temáticos a partir dos dados cartográficos básicos planialtimétricos da Região Metropolitana de Campinas (SP). A pesquisa abrange os vinte municípios que compõem a RMC com a construção de representações tridimensionais (3D) baseadas em técnicas de modelagem digital do terreno (MDT) e produtos derivados como forma de subsidiar a análise do espaço físico-territorial enriquecendo a base de dados georreferenciados da região e a possibilidade de seu uso para subsidiar análises geográficas da região.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192829
PDF

Referências

CHRISTOFOLETTI, A.; FEDERICI, H. A Terra Campineira: Análise do Quadro Natural. Campinas: Mousinho, 1972.
EL SHEIMY, N.; VALEO, C.; HABIB, A. Digital Terrain Modeling: acquisition, manipulation, and applications. Norwood: Artech House, INC, 2005.
SANTOS, R. F. Planejamento ambiental: teoria e prática. São Paulo: Oficina de textos, 2004.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.