As Pretas Mina e os usos da escrita em Minas colonial
PDF

Palavras-chave

Mulheres africanas
Minas colonial
Diáspora

Como Citar

SOUSA, Vivian de; RODRIGUES, Aldair. As Pretas Mina e os usos da escrita em Minas colonial: Mariana 1711-1760. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192825. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2825. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A pesquisa trata das relações das comerciantes africanas da Costa da Mina com as múltiplas formas de uso da palavra escrita nos arraiais auríferos de Mariana, Minas Gerais, na primeira metade do século XVIII. O grupo de mulheres investigado, são denominadas Minas, por se tratar de mulheres forras e escravizadas, que vieram da costa da Mina, na África Ocidental. Essas donas, se destacaram no comércio acumulando, em alguns casos, riqueza, através das vendas de tabuleiros no abastecimento das cidades. Com isso, as relações sociais delas foram marcadas por ambiguidades em que foi necessário lidar com o poder assimétrico da sociedade escravista, com as clivagens sociais, o controle social e - quando forras - com a liberdade precária. Dentro desse contexto, a pesquisa tem o objetivo de encontrar o protagonismo e agência das mulheres mina, através da cultura escrita, documentação oficial da colônia, e as redes sociais que elas teciam, a dimensão social que permeou o cotidiano dessas mulheres, que apesar de analfabetas, encontram um lugar de protagonismo na história por meio dos testamentos, cartas de alforria, almotaçarias, livros de notas, etc.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192825
PDF

Referências

PUFF, Flavio Rocha. Os pequenos agentes mercantis em Minas Gerais no século XVIII: perfil, atuação e herarquia (1716-1755) (dissertação) UFJV. Juiz de Fora. 2007
SCOTT, Rebecca J. Provas de liberdade: uma odisseia atlântica na era da emancipação. Coautoria de Jean M. Hébrard. Tradução de Vera Joscelyne. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014. 292 p., il. ISBN 9788526810693 (broch.).

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.