O cinema foi ao poeta
PDF

Palavras-chave

Cinema e poesia
Documentário poético
Documentário brasileiro contemporâneo

Como Citar

PRETO, Sinuhe; SOBRINHO, Gilberto Alexandre. O cinema foi ao poeta: um panorama crítico da presença da poesia no documentário brasileiro. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192810. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2810. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho debruc?a-se sobre o documenta?rio brasileiro contempora?neo, com o objetivo de estudar as relac?o?es entre poesia e documenta?rio, com foco na imagem do poeta, sua atualizac?a?o em imagens e sons e uma breve inspec?a?o sobre a maneira como a obra emerge na construc?a?o desse olhar. A partir de uma pesquisa que compo?e uma breve filmografia geral (e proviso?ria) de documenta?rios sobre poetas, tais filmes foram analisados para entender o modo como o discurso documenta?rio apresenta conceitos e representac?o?es sobre os poetas, distinguindo-se, consequentemente, em diferentes abordagens em relac?a?o ao poeta como objeto do olhar e da representac?a?o.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192810
PDF

Referências

CESAR, Ana Cristina. Cri?tica e traduc?a?o. Sa?o Paulo, SP: A?tica, 1999.
NICHOLS, Bill. Introduc?a?o ao documenta?rio. Campinas, SP: Papirus, 2016.
PAZ, Octavio. O arco e a lira: o poema, a revelac?a?o poe?tica, poesia e histo?ria. Sa?o Paulo, SP: CosacNaify, 2012. PLAZA, Julio. Traduc?a?o intersemio?tica. Sa?o Paulo, SP: Perspectiva, 2003.
PLANTINGA, Carl R. Rhetoric and representation in nonfiction film. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.