Influência do tipo de amido na textura e derretimento de requeijão culinário
PDF

Palavras-chave

Queijos fundidos
Estrutura
Funcionalidade

Como Citar

SHIE, Gabriela; VIOTTO, Walkiria; KARAZIACK, Caroline; BARTH, Ana; FONTANESI, Laís. Influência do tipo de amido na textura e derretimento de requeijão culinário. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192807. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2807. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Atualmente, o requeijão é o queijo mais produzido do Brasil. Isso se deve tanto ao seu consumo direto quanto seu uso como ingrediente culinário. A adição de amido pode influenciar positivamente na funcionalidade e textura do requeijão por reduzir a mobilidade de água, o que aumenta a firmeza e diminui o derretimento do requeijão. As propriedades do amido dependem da origem botânica. O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito de diferentes tipos de amido (milho, mandioca e batata) na composição, textura e derretimento de requeijão cremoso. Requeijão cremoso controle (sem amido) foi fabricado, em escala laboratorial de acordo com Cunha e Viotto (2010) utilizando-se água, caseinato de cálcio; butteroil e sal emulsificante comercial S10 da ICL PerformanceProducts (pirofosfatotetrassódico e ortofosfato de sódio). Todas as amostras foram padronizadas em 10,5% de proteína e, para as amostras com diferentes tipos de amido comerciais (milho, batata e mandioca), este foi adicionado em cerca de 3%. Os requeijões foram fabricados em bateladas de 1Kg. Composição (AOAC, 2006), perfil de textura (Rapacci, 1997) e derretimento (OLSON et al., 1958) foram determinadas para todas as amostras de requeijão. A presença de amido afetou a textura e o derretimento que variaram de acordo com o tipo de amido utilizado. O requeijão adicionado de amido de milho foi o que apresentou maior firmeza, maior adesividade e menor derretimento, características exigidas para uso como ingrediente culinário.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192807
PDF

Referências

NORONHA, N.; DUGGAN, E.; ZIEGLER, G.R.; O’RIORDAN, E.D.; O’SULLIVAN, M. Inclusion of starch in imitation cheese: Its influence on water mobility and cheese functionality. Food Hydrocolloids, v.22, p.1612–1621, 2008.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.