Educação domiciliar no Brasil e grupos de apoio
PDF

Palavras-chave

Educação domiciliar
Direito à educação
Socialização

Como Citar

FARIA, Bruna de; BARBOSA, Luciane. Educação domiciliar no Brasil e grupos de apoio: resposta à “falta de socialização” fora da escola?. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192806. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2806. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa insere-se no contexto de análise do direito à educação no Brasil e as implicações que a escolha de famílias por não enviarem os filhos para a escola e ensiná-los em casa apresenta para a garantia de tal direito, com ênfase na socialização das crianças que não frequentam a escola. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo principal realizar um mapeamento dos grupos locais de apoio às famílias brasileiras que optam pela educação domiciliar, bem como acompanhamento e análise da agenda de tais grupos, a fim de compreender se há preocupação em estabelecer atividades que propiciem a socialização das crianças que são ensinadas em casa. Além da revisão bibliográfica sobre a temática, foi realizado um levantamento, via redes sociais, dos grupos locais existentes, suas agendas e práticas divulgadas. A coleta e análise desses dados indicam que a maioria dos grupos locais de apoio à educação domiciliar promovem ações voltadas à orientação das famílias interessadas, divulgação da prática e sua regulamentação, embora já existam grupos locais que se organizam em encontros regulares.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192806
PDF

Referências

ARAI, B. Homeschooling and the Redefinition of Citizenship. Education Policy Analysis Archives. v. 7, n. 27, September, 1999.
BARBOSA, L. M. R. Ensino em Casa no Brasil: um desafio à escola? 2013. Tese (doutorado) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2013.
BARBOSA, L. M. R.; EVANGELISTA, N. S.. Educação domiciliar e direito à educação: a influência norte-americana no Brasil. EDUCACAO EM PERSPECTIVA, v. 8, p. 1-16, 2017.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.