Resumo
A pesquisa insere-se no contexto de análise do direito à educação no Brasil e as implicações que a escolha de famílias por não enviarem os filhos para a escola e ensiná-los em casa apresenta para a garantia de tal direito, com ênfase na socialização das crianças que não frequentam a escola. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo principal realizar um mapeamento dos grupos locais de apoio às famílias brasileiras que optam pela educação domiciliar, bem como acompanhamento e análise da agenda de tais grupos, a fim de compreender se há preocupação em estabelecer atividades que propiciem a socialização das crianças que são ensinadas em casa. Além da revisão bibliográfica sobre a temática, foi realizado um levantamento, via redes sociais, dos grupos locais existentes, suas agendas e práticas divulgadas. A coleta e análise desses dados indicam que a maioria dos grupos locais de apoio à educação domiciliar promovem ações voltadas à orientação das famílias interessadas, divulgação da prática e sua regulamentação, embora já existam grupos locais que se organizam em encontros regulares.
Referências
BARBOSA, L. M. R. Ensino em Casa no Brasil: um desafio à escola? 2013. Tese (doutorado) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2013.
BARBOSA, L. M. R.; EVANGELISTA, N. S.. Educação domiciliar e direito à educação: a influência norte-americana no Brasil. EDUCACAO EM PERSPECTIVA, v. 8, p. 1-16, 2017.
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