Automação de microscópio para experimentação remota no ensino da Biologia
PDF

Palavras-chave

Microscopia
Experimentação
Sistemas embarcados

Como Citar

SILVA, Janneffer; GALEMBECK, Eduardo. Automação de microscópio para experimentação remota no ensino da Biologia. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192791. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2791. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Utilizando sistemas embarcados e internet foi possível fazer um microscópio para experimentação remota. A partir de um protótipo já pronto, foram implementadas formas de otimizar e deixar a experiência mais intuitiva ao usuário. Motores, e outros periféricos, combinados a uma placa de Arduino, compõem o sistema. Os motores fazem a movimentação dos eixos, e um módulo de internet, vinculado ao código que roda na placa, faz a conexão do sistema com a rede. Com base nesse molde, foram desenvolvidas formas de melhorar vários pontos do sistema, utilizando feedback dos próprios usuários do experimento no site do LTE.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192791
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.