As obras com tubos de papelão de Shigeru Ban
PDF

Palavras-chave

Sustentabilidade ambiental
Tubos de papelão
Shigeru Ban

Como Citar

CAMARGO, Bianca; SALADO, Gerusa. As obras com tubos de papelão de Shigeru Ban: um panorama a respeito da sustentabilidade ambiental. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192788. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2788. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A população mundial vem cada dia mais se preocupando com as questões ambientais, levando ao desenvolvimento de leis e tecnologias que possam evidenciar uma melhor gestão das situações ambientais, geralmente utilizando os princípios da sustentabilidade, desenvolvendo diversas alternativas com qualidade e sem apresentar impactos ambientais; estas atividades vem sendo encontrada em inúmeros setores, dentre eles o da construção civil, causador de grandes impactos ambientais. Sabendo-se da necessidade de controlar os impactos no setor da construção o objetivo central deste trabalho foi analisar construções desenvolvidas com tubos de papelão, especialmente as confeccionadas pelo arquiteto Shigeru Ban, identificando os princípios de sustentabilidade presentes em seus projetos que são duráveis e resistentes. Para alcançar as informações necessárias foram feitas revisões bibliográficas em fontes atuais, utilizando referências consagradas e a partir da longa análise foi possível detectar o quão importante é o uso de construções voltadas a sustentabilidade, principalmente com o uso de materiais que provém da reciclagem de resíduos, abundantes e que são descartados incorretamente no mundo. A partir do resultado deste trabalho foi possível evidenciar a importância de desenvolver novas tecnologias para a construção como as desenvolvidas por Shigeru Ban, permanecendo a consciência que deve ser desenvolvidas mais pesquisas com enfoque em materiais de caráter reciclável e sustentável.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192788
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.