Projeto de microdrenagem de águas pluviais via tecnologia BIM
PDF

Palavras-chave

Microdrenagem
Otmização
Modelagem da informação de construção (BIM)

Como Citar

SAKAMOTO, Mariana; BATISTA, Jose. Projeto de microdrenagem de águas pluviais via tecnologia BIM. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192776. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2776. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho propõe a otimização de volume de escavação em projetos de micro drenagem urbana desenvolvidos com o auxílio do software AutoCad Civil 3D e o plug-in Hydraflow Storm Sewers para uma amostra de loteamentos localizados no município de Campinas, SP. Foram comparados os desempenhos de dois métodos de dimensionamento da rede, o método convencional praticado na Engenharia e o assistido por BIM – Building Information Modelling. O objetivo deste experimento é testar a viabilidade técnica do BIM aplicado aos traçados de micro drenagem pela redução dos custos relacionados a obra e comparar com as práticas usuais da engenharia. Os resultados alcançados permitiram levantar aspectos positivos no uso dessa tecnologia, com vista à eficiência do orçamento de obras bem como à minimização de riscos às populações.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192776
PDF

Referências

Smith, W.C. Intelligent Hydrology with AutoCAD Civil 3D – Lab. Autodesk University 2015. Disponível em: <http://au.autodesk.com/au-online/classeson-demand/class-catalog/classes/year-2015/autocad-civil-3d/ci11309-l> Acesso em 24 de abril de 2018
VIEIRA, D. B. – Análise das máximas intensidades de chuvas na cidade de Campinas. In: IV Simpósio Brasileiro de Hidrologia e Recursos Hídricos, ABRH, Fortaleza – CE. 1981. Anais I, pp. 375-386.
INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRAULICAS (IPH/UFRGS). Plano diretor de Drenagem Urbana – Manual de Drenagem Urbana. Vol. IV. Porto Alegre, 2005.
AZHAR, SALMAN & HEIN, MICHAELl & SKETO, BLAKE. Building Information Modeling (BIM): Benefits, Risks and Challenges. 2019

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.