Percepção dos egressos do PIBID em Enfermagem sobre os significados da docência em saúde e os compromissos com o Sistema Único de Saúde
PDF

Palavras-chave

Enfermagem
PIBID
Narrativas pedagógicas

Como Citar

HENCKLEIN, Luana; SORDI, Mara. Percepção dos egressos do PIBID em Enfermagem sobre os significados da docência em saúde e os compromissos com o Sistema Único de Saúde. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192768. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2768. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) revelou-se importante ação voltada à valorização dos cursos de Licenciatura fomentando reflexões sobre a qualidade educacional básica no Brasil e valorização da docência. O programa na Unicamp envolveu todas as licenciaturas sendo que no ano de 2013 ocorreu a inclusão da Licenciatura em Enfermagem cujas atividades didático-pedagógicas aconteciam na Escola Técnica de Paulínia (ETEP) no Curso Técnico de enfermagem. Este estudo objetiva conhecer e problematizar as percepções dos egressos do subprojeto Enfermagem acerca das repercussões da experiência vivida tomando como referente o eixo norteador do programa que pretendia discutir e instrumentalizar técnica e politicamente o trabalho docente junto aos futuros trabalhadores técnicos de nível médio em enfermagem e sua implicação com o Sistema Único de Saúde (SUS). A metodologia consistiu em um estudo qualitativo envolvendo narrativas pedagógicas de egressos que participaram do PIBID durante 6 meses, no mínimo. Os dados obtidos geraram categorias construídas a partir de Bardin. Os resultados revelam quatro categorias principais na qual concluímos que o PIBID em enfermagem com seu eixo foi uma estratégia imprescindível em prol de uma saúde referenciada nos princípios do SUS cuja experiência sensibilizou e potencializou os participantes em suas ações formativas comprometidas com o direito à saúde e a valorização de trabalhadores técnicos de nível médio em enfermagem.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192768
PDF

Referências

Paim J, Travassos C, Almeida C, Bahia L, MacInko J. O sistema de saúde brasileiro: História, avanços e desafios. Lancet. 2011.
Cunha MI da. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação. 1997.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.