As propostas de Guerreiro Ramos e Frantz Fanon para superação da situação colonial
PDF

Palavras-chave

Guerreiro Ramos
Frantz Fanon
Superação colonial

Como Citar

SILVA, José da; CRUZ, Andre. As propostas de Guerreiro Ramos e Frantz Fanon para superação da situação colonial. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192763. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2763. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Nesta pesquisa, realizei uma análise comparada das propostas de superação da situação colonial do sociólogo e político brasileiro Alberto Guerreiro Ramos e do psiquiatra e filósofo martinicano-argelino Frantz Omar Fanon. Para isso, minhas fontes principais foram os livros O problema nacional do Brasil (1960) de Guerreiro e Os condenados da terra (1961) de Fanon. Os escritos de Guerreiro e Fanon se estruturam a partir de muitos conceitos e referenciais teóricos em comum, considerados pertinentes para uma aplicação crítica em suas realidades concretas. Assim, as suas respectivas teorias refletem semelhanças, porém destacam também diferenças no pensamento e no contexto dos dois autores. Então, analisei como estes dois pensadores periféricos, a partir dos seus respectivos contextos no Brasil e na Argélia, conceberam a situação colonial dos países do Terceiro Mundo na segunda metade do século XX. Entre os anos de 1950 e 1960, o Brasil era há mais de um século um Estado independente, em processo de desenvolvimento industrial, enquanto a Argélia era uma colônia francesa, em processo de luta por sua libertação nacional. Por sua vez, enquanto Guerreiro apostou em um programa de desenvolvimento socioeconômico baseado em posições nacionalistas de viés popular, Fanon se aproximou de doutrinas revolucionárias que pregavam a contraviolência como modo de transformação social. Portanto, embora as suas fontes teóricas sejam semelhantes, as suas respostas políticas são distintas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192763
PDF

Referências

Fanon, F. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 2ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Ramos, G. A. O problema nacional do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Saga, 1960.
 

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.