Identificação das atitudes dos profissionais da estratégia saúde da família acerca da dependência química e sua associação com fatores socioeconômicos e sociodemográficos
PDF

Palavras-chave

Atitude do pessoal da saúde
Dependência de substâncias psicoativas
Saúde da família

Como Citar

BRANCO, Thais; GUERRA, Luciane; GONDINHO, Brunna. Identificação das atitudes dos profissionais da estratégia saúde da família acerca da dependência química e sua associação com fatores socioeconômicos e sociodemográficos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192757. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2757. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este estudo descritivo transversal de natureza quantitativa pretendeu identificar as atitudes dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) frente ao uso de álcool e outras drogas e sua associação com fatores socioeconômicos e sociodemográficos. A pesquisa foi realizada nas Equipes de Estratégia Saúde da Família implantadas em Piracicaba-SP que possuem Equipe de Saúde Bucal. O questionário com questões socioeconômicas, sociodemográficas e com as Escalas Atitudes Frente ao Uso de Álcool (EAFUA), Atitudes Frente ao Uso de Maconha (EAFUM) e de Atitudes Frente ao Uso de Drogas (EAFUD) foi aplicado em 157 profissionais de nível técnico e superior. Todos os participantes que aceitaram participar do estudo assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Até a presente data os dados foram organizados de forma descritiva apresentando os seguintes resultados: os profissionais da estratégia saúde da família apresentam atitudes negativas frente ao uso de álcool (média: 7,625), maconha (média: 8,25) e outras drogas (média: 9,0).

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192757
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.