Resumo
Partindo da proposta de Roberto Gambini de psiquização da história, este projeto busca dar continuidade a investigação iniciada anteriormente. Se antes procurávamos entender o lugar no imaginário brasileiro ao redor de João Ramalho, português exilado que se amancebou entre os índios e facilitou a entrada dos colonizadores no território do atual estado de São Paulo, dessa vez investigamos a Índia Bartira, companheira de João Ramalho, mãe de sua vasta prole e filha do mais importante cacique do planalto de Piratininga, mantendo-se a história da fundação da cidade de São Paulo como plano de fundo. Com um olhar para as questões de gênero espelhadas na colonização do território, busca-se em processo criativo, cartografar procedimentos de atuação e composição que permitam a transcriação cênica de uma história brasileira que seja factual e também geradora de mitologia. Utilizando como referencial teórico pensadores sobre o imaginário, esta investigação busca colocar em diálogo psique e história, apostando nas interpelações entre o simbólico e o factual através do trabalho dos atores.
Referências
OKAMOTO, Eduardo. O Ator-montador. /Eduardo Okamoto. – Campinas,SP: [s.n.], 2004. Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284815>Acesso em: 9 de abril de 2018.
GAMBINI, Roberto. O espelho índio: a formação da alma brasileira. São Paulo: Axis Mundi: Terceiro Nome, 2000.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.