Bartira, a mãe do primeiro brasileiro
PDF

Palavras-chave

imaginário
Gênero
Processo criativo

Como Citar

FERNANDES, Gabriel; ALMEIDA, Veronica de. Bartira, a mãe do primeiro brasileiro: atuação e composição a partir das ciências do imaginário. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192745. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2745. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Partindo da proposta de Roberto Gambini de psiquização da história, este projeto busca dar continuidade a investigação iniciada anteriormente. Se antes procurávamos entender o lugar no imaginário brasileiro ao redor de João Ramalho, português exilado que se amancebou entre os índios e facilitou a entrada dos colonizadores no território do atual estado de São Paulo, dessa vez investigamos a Índia Bartira, companheira de João Ramalho, mãe de sua vasta prole e filha do mais importante cacique do planalto de Piratininga, mantendo-se a história da fundação da cidade de São Paulo como plano de fundo. Com um olhar para as questões de gênero espelhadas na colonização do território, busca-se em processo criativo, cartografar procedimentos de atuação e composição que permitam a transcriação cênica de uma história brasileira que seja factual e também geradora de mitologia. Utilizando como referencial teórico pensadores sobre o imaginário, esta investigação busca colocar em diálogo psique e história, apostando nas interpelações entre o simbólico e o factual através do trabalho dos atores.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192745
PDF

Referências

FARGETTI, Cristina Martins. FALA DE BICHO, FALA DE GENTE: cantigas de ninar do povo juruna. São Paulo:Edições Sesc São Paulo, 2017.
OKAMOTO, Eduardo. O Ator-montador. /Eduardo Okamoto. – Campinas,SP: [s.n.], 2004. Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284815>Acesso em: 9 de abril de 2018.
GAMBINI, Roberto. O espelho índio: a formação da alma brasileira. São Paulo: Axis Mundi: Terceiro Nome, 2000.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.