Resumo
O estudo desenvolve uma análise comparativa de modelos de engajamento corporativo com startups, com o propósito de compreender suas dinâmicas. Atualmente, o tamanho e a complexidade das grandes corporações têm dificultado a velocidade dos processos de inovação internos, ao mesmo tempo que cresce o número de startups, que apresentam modelos de negócios ágeis e disruptivos. Logo, a iniciativa de engajamento corporativo com as startups, é uma alternativa para grande empresa se beneficiar da agilidade destas e combiná-la com os seus recursos disponíveis existentes, para aprender a operacionalizar as melhores práticas e monitorar o progresso e as tendências tecnológicas do mercado. Enfim, sabe-se que existem diversos modelos de engajamento, acerca dos diferentes interesses, objetivos estratégicos e operacionais que a grande corporação tem ao estabelecer essa relação. No presente trabalho, apresentam-se alguns desses modelos e analisa-se o caso de duas iniciativas de diferentes segmentos do mercado.
Referências
MOCKER, Valerie et al. Winning together a guide to successful corporate–startup collaborations. 2015.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.