Modelos de engajamento corporativo com startups
PDF

Palavras-chave

Inovação aberta
Ecossistema de startups
Corporate startup engagement

Como Citar

SILVA, Thiago da; MAKIYA, Ieda. Modelos de engajamento corporativo com startups: estudo multicaso. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192739. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2739. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O estudo desenvolve uma análise comparativa de modelos de engajamento corporativo com startups, com o propósito de compreender suas dinâmicas. Atualmente, o tamanho e a complexidade das grandes corporações têm dificultado a velocidade dos processos de inovação internos, ao mesmo tempo que cresce o número de startups, que apresentam modelos de negócios ágeis e disruptivos. Logo, a iniciativa de engajamento corporativo com as startups, é uma alternativa para grande empresa se beneficiar da agilidade destas e combiná-la com os seus recursos disponíveis existentes, para aprender a operacionalizar as melhores práticas e monitorar o progresso e as tendências tecnológicas do mercado. Enfim, sabe-se que existem diversos modelos de engajamento, acerca dos diferentes interesses, objetivos estratégicos e operacionais que a grande corporação tem ao estabelecer essa relação. No presente trabalho, apresentam-se alguns desses modelos e analisa-se o caso de duas iniciativas de diferentes segmentos do mercado.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192739
PDF

Referências

Weiblen, T. e Chesbrough, H. W. California Management Review, 2015, 57(2), 66–90.
MOCKER, Valerie et al. Winning together a guide to successful corporate–startup collaborations. 2015.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.