Economia política da cidade em Jundiaí (SP): planejamento local para atração e viabilização do espaço para as empresas
PDF

Palavras-chave

Poder local
Uso do território
Guerra dos lugares

Como Citar

OLIVEIRA, João; CATAIA, Marcio. Economia política da cidade em Jundiaí (SP): planejamento local para atração e viabilização do espaço para as empresas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192734. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2734. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O presente trabalho busca analisar o desenvolvimento da política local de atração de empresas em Jundiaí (SP). Esse município possui uma situação geográfica, especialmente para as empresas que têm na logística de transporte um fundamento destacado, privilegiada, pois esta é atravessada por vias expressas, proporcionando assim grande fluidez territorial. Essa situação é realçada pelos nos Planos de Atração das empresas e no sítio da Prefeitura de Jundiaí como “estratégica”, ou como afirma o Guia do Investidor, “O melhor endereço do Brasil”. Conjuntamente a essa dada situação geográfica, o município desenvolve outras ações para atração de novas empresas, como robustos investimentos nas áreas de Urbanismo, Saneamento, Habitação e Trabalho. Funções que envolvem majoritariamente serviços e equipamentos de transporte.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192734
PDF

Referências

SANTOS, M. Da política do Estado à política das empresas. Cadernos da Escola do Legislativo de Minas Gerais, n. 6, p. 9–23, dez. 1998.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Editora Record, 2012.
SILVEIRA, M. L. Região e a invenção da viabilidade do território. In:
SOUZA, M. A. A. (Org.). Território brasileiro: usos e abusos. Campinas: Edições Territorial, 2003.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.