Resumo
Este texto apresenta um início de pesquisa sobre os filmes “La Chambre” de Chantal Akerman e “Fuses” de Carolee Schneemann, baseando-se em bibliografia em Teoria do Cinema com análise feminista, utilizando, particularmente, a obra de Laura Mulvey e de Julia Kristeva. O projeto intentava um breve panorama do movimento feminista e da escrita feminina literária, adaptados ao meio cinematográfico, com a finalidade de análise fílmica. A base psicanalítica estará presente através da abordagem citada, além de desenvolvimentos acerca do erotismo e do prazer visual.
Referências
MULVEY, Laura. Death 24x a second: stillness and the moving image. London: Reaktion Books, c2006. 216 p., il. ISBN 9781861892638 (broch.).
MULVEY, Laura. ?Prazer Visual e Cinema Narrativo?. In: XAVIER, Ismail. A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, p. 437-53, 2003.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.