O erotismo e as formas de olhar em “La Chambre” (Chantal Akerman) e “Fuses” (Carolee Schneemann)
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Palavras-chave

Teoria feminista do cinema
Cinema experimental
Laura Mulvey

Como Citar

SOARES, Flora; RAMOS, Fernao. O erotismo e as formas de olhar em “La Chambre” (Chantal Akerman) e “Fuses” (Carolee Schneemann). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192726. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2726. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este texto apresenta um início de pesquisa sobre os filmes “La Chambre” de Chantal Akerman e “Fuses” de Carolee Schneemann, baseando-se em bibliografia em Teoria do Cinema com análise feminista, utilizando, particularmente, a obra de Laura Mulvey e de Julia Kristeva. O projeto intentava um breve panorama do movimento feminista e da escrita feminina literária, adaptados ao meio cinematográfico, com a finalidade de análise fílmica. A base psicanalítica estará presente através da abordagem citada, além de desenvolvimentos acerca do erotismo e do prazer visual.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192726
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Referências

KRISTEVA, Julia. Powers of horror: an essay on abjection.Tradução de Leon S. Roudiez. New York, NY: Columbia University Press, c1982. x, 219 p. (European perspectives). ISBN 9780231053471 (broch.).
MULVEY, Laura. Death 24x a second: stillness and the moving image. London: Reaktion Books, c2006. 216 p., il. ISBN 9781861892638 (broch.).
MULVEY, Laura. ?Prazer Visual e Cinema Narrativo?. In: XAVIER, Ismail. A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, p. 437-53, 2003.  

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