O debate sobre cotas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
PDF

Palavras-chave

Ações afirmativas
Cotas
Unicamp

Como Citar

CRUZ, Dayana da; SERAFIM, Milena. O debate sobre cotas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP): uma perspectiva histórica sobre a inclusão social. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192699. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2699. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Essa pesquisa visa mapear e compreender a construção da temática de inclusão social a partir das ações afirmativas e a reserva de vagas (cotas) dentro da Universidade Estadual de Campinas. A partir de uma análise documental em uma perspectiva histórica-descritiva, este estudo visa analisar como a temática de inclusão e de ações afirmativas, assim como de reserva de vagas (cotas) foram incluídas nas discussões das principais comissões e conselhos da Universidade, à luz do debate nacional de representatividade étnica-racial no Ensino Superior. Para isso, a metodologia da pesquisa se estrutura em um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Será realizada uma revisão da literatura e um levantamento e análise dos documentos e atas produzidos pela Comissão Central de Graduação (CCG), Comissão Permanente para o Vestibular (ComVest), Conselho Universitário (CONSU) desde a criação dos mesmos. Nesse sentido, a relação dos contextos discursivos utilizados no decorrer dos debates conta como base para interpretar os argumentos relacionados à implementação da política de cotas pela Unicamp.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192699
PDF

Referências

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP. Conselho Universitário. Deliberação CONSU-A-008/2017, de 30/05/2017. Disponível em: https://www.pg.unicamp.br/deliberacoes_consu.php?ano=2017 .

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.