Educação em territórios de alta vulnerabilidade social
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Palavras-chave

Vulnerabilidade social
Desigualdades educacionais
Território vulnerável

Como Citar

FRAZÃO, Maria; ERNICA, Mauricio. Educação em territórios de alta vulnerabilidade social: as escolas em face das demandas de estudantes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192696. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2696. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Escolas públicas situadas em territórios de alta vulnerabilidade social são confrontadas com demandas decorrentes da situação de vulnerabilidade em que as famílias e os estudantes se encontram. O objetivo dessa pesquisa foi analisar como essas questões afetam as escolas e como elas se organizam para atender essas demandas sociais. A metodologia utilizada foi a observação da rotina de uma escola municipal periférica, a leitura do livro de ocorrências e entrevista com a vice-diretora. A vulnerabilidade social mostrou causar dois impactos fundamentais: a imposição às crianças e famílias de urgências criadas por necessidades básicas não atendidas e a imposição precoce de responsabilidades da vida adulta. Na escola, não há estrutura nem profissionais específicos para lidar com conflitos associados a questões sociais, mas ela é forçada a deixar de atuar sobre a gestão do trabalho pedagógico para atuar sobre questões sociais sem ter recursos adequados e sem conseguir atendê-las satisfatoriamente.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192696
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Referências

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BOURDIEU, P. A dominação masculina. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2009.

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