A alcalinização do solo aumenta o potencial invasivo de uma gramínea exótica no cerrado?
PDF

Palavras-chave

Competição
Restauração
Poaceae

Como Citar

PECORAL, Luísa; OLIVEIRA, Rafael; COSTA, Patricia; WOLFSDORF, Gabriel; ELLER, Cleiton; VERONA, Larissa. A alcalinização do solo aumenta o potencial invasivo de uma gramínea exótica no cerrado?. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192690. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2690. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O domínio cerrado é considerado um “hotspot” de biodiversidade e sua integridade e diversidade de espécies estão fortemente ameaçadas pela mudança de uso da terra em grande escala e pela invasão de espécies de gramíneas de origem africana. As gramíneas africanas têm o potencial de afetar funções ecossistêmicas, alterando a produtividade, estrutura trófica, o microclima, a disponibilidade de recursos e as interações competitivas. A alta disponibilidade de nutrientes no solo pode favorecer a invasão de espécies exóticas de rápido crescimento, superando espécies nativas do Cerrado. O objetivo desse projeto é entender a influência da alcalinização do solo na capacidade competitiva de uma gramínea exótica invasora (Urochloa decumbens) e uma gramínea nativa. Com o tratamento de calagem do solo, buscamos aumentar a disponibilidade de nutrientes para favorecer o desenvolvimento de U. decumbens em detrimento do Andropogon fastigiatus, gramínea nativa muito abundante em áreas em processo de restauração. O experimento foi realizado em casa de vegetação, e foi utilizado o procedimento de calagem para alcalinização do solo. Foi observado o contrário do previsto na hipótese, uma vez que a espécie nativa escolhida se tratava de uma gramínea de crescimento rápido, ou seja, que utiliza de estratégias aquisitivas, apresentando ainda, uma maior plasticidade fenotípica em comparação com a exótica.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192690
PDF

Referências

BERGOLI, Luís Michel Goularte. Desempenho de forrageiras tropicais sob irrigação. 2013.
PEREIRA, Caio G. et al. Underground leaves of Philcoxia trap and digest nematodes. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 109, n. 4, p. 1154-1158, 2012.
ELLER, Cleiton B.; OLIVEIRA, Rafael S. Effects of nitrogen availability on the competitive interactions between an invasive and a native grass from Brazilian cerrado. Plant and Soil, v. 410, n. 1-2, p. 63-72, 2017.
BUSTAMANTE, M. M. C. et al. Nitrogen cycling in tropical and temperate savannas. In: Nitrogen Cycling in the Americas: Natural and Anthropogenic Influences and Controls. Springer Netherlands, 2006. p. 209-237.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.