Estudo de gelo de spin artificial em materiais que apresentam frustração magnética
PDF

Palavras-chave

Nanomagnetismo
Sistemas frustrados
Gelo de spin artificial

Como Citar

AGUIAR, Gabriel de; PIROTA, Kleber; CECCHI, Breno; VELO, Murilo. Estudo de gelo de spin artificial em materiais que apresentam frustração magnética. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192682. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2682. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O intuito do trabalho foi estudar sistemas artificiais de spin, especificamente gelo de spin artificial, que apresentam frustração magnética. A frustração no sistema dá origem a fenômenos emergentes, como regra de minimização de energia (regra do gelo). Utilizando o processo de litografia por feixe de elétrons fabricamos as amostras em várias etapas de desenvolvimento. Por fim, considerando o efeito de proximidade, foi obtido uma amostra com sucesso. A partir de imagens de microscopia de força magnética, observamos o fenômeno de frustração nas amostras.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192682
PDF

Referências

Heyderman, L. J., Stamps, R.L.. "Artificial ferroic systems: Novel functionality from structure, interactions and dynamics"

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.