Caracterização funcional dos genes regulados pelo fator sigma alternativo Ecfl em Xanthomonas citri pv citri
PDF

Palavras-chave

Xanthomonas citri
Sistemas de secreção
Fatores sigma

Como Citar

FAGUNDES, Sophia; MARTINEZ, Cristina; PEREIRA, Juliana; LIMA, Lídia. Caracterização funcional dos genes regulados pelo fator sigma alternativo Ecfl em Xanthomonas citri pv citri. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192678. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2678. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O laboratório vem realizando a caracterização funcional de um fator sigma alternativo, EcfL, que é codificado por gene presente próximo ao cluster que codifica um Sistema de Secreção do Tipo VI desta bactéria, um sistema de transporte de proteínas para células-alvo eucarióticas ou procarióticas. Os resultados mostram que o regulon de EcfL consiste em três genes, dois deles codificando proteínas de função desconhecida. Além disto, a super-expressão de EcfL tem efeito bacteriostático em X. citri. Com isso, esse estudo tem como objetivo analisar os efeitos da super-expressão individual de cada um dos genes do regulon de EcfL no crescimento de X. citri. Os resultados obtidos demonstram que a super-expressão do gene que codifica uma fosfatase ácida não tem efeito bacteriostático na X. citri. Além disto, observou-se que a super-expressão não promove crescimento em meio contendo ácido fítico como agente quelante de metais, indicando que a fosfatase ácida não atua na degradação deste possível substrato nas condições analisadas. Uma vez que EcfL tem características de fator sigma que atua em resposta a carência de ferro, foi realizada a construção de um mutante do gene fur, que codifica um repressor da resposta de carência deste metal. A linhagem foi caracterizada por meio de curvas de crescimento e não apresentou nenhuma mudança no perfil de crescimento comparada a linhagem selvagem.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192678
PDF

Referências

Pereira, J.B. (2019) Caracterização do fator sigma extracitoplasmático ecfL de Xanthomonas citri pv. citri. Tese de Mestrado.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.