A composição de comunidades micorrízicas das orquídeas Zygopetalum mackayi e Z. pedicelatum é relevante para sua coexistência?
PDF

Palavras-chave

Ascomycota
Fungos endofíticos
Tulasnellaceae

Como Citar

REGINA, Andressa; KOEHLER, Samantha; SISTI, Lais; MAYER, Juliana. A composição de comunidades micorrízicas das orquídeas Zygopetalum mackayi e Z. pedicelatum é relevante para sua coexistência?. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192669. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2669. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Para testar a hipótese de que as orquídeas que apresentam maior distribuição geográfica estabelecem associações generalistas com simbiontes fúngicos e que orquídeas com distribuição mais restrita apresentam associações mais específicas, estudamos duas espécies de orquídeas irmãs e simpátridas, Zygopetalum mackayi Hook. e Z. pedicellatum (Sw.) Garay, que apresentam distribuição ampla e restrita, respectivamente. Identificamos para as duas orquídeas fungos endofíticos não micorrízicos pertencentes ao filo Ascomycota e micorrízicos (Basidiomycota). Apenas a comunidade de fungos endofíticos não-micorrízicos é distinta entre as duas espécies de orquídeas. Possivelmente o método de cultivo de fungos testado não é eficiente para o cultivo de fungos micorrízicos, uma vez que só conseguimos identificá-los através do sequenciamento direto da raíz das orquídeas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192669
PDF

Referências

flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/ >. Acessado em: 10 Abr. 2017.
Swarts, N. D. e Dixon, K. W. Annals of Botany 2009, 104, 543.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.