Perfil exportador de multinacionais do setor automobilístico no Brasil
PDF

Palavras-chave

Investimento estrangeiro direto
Indústria automobilística
América Latina

Como Citar

MODOLO, Larissa; FISCHER, Bruno. Perfil exportador de multinacionais do setor automobilístico no Brasil. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192665. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2665. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A internacionalização é fator fundamental para que as empresas alcancem níveis cada vez maiores de competitividade perante seus concorrentes. Há diversas opções de estratégias de entrada nos mercados internacionais, como a exportação, investimento estrangeiro direto etc. O IED é um investimento de longo prazo na qual o residente de uma economia detém o controle total ou parcial no gerenciamento de uma empresa que está localizada em um país diferente do de origem do investidor. O Brasil se destaca como o país que mais recebeu IED na América Latina em 2017, com um fluxo de 62,7 bilhões de dólares. Há diversos fatores que explicam esse cenário: o Brasil possui a maior economia da região; detém um grande mercado consumidor; apresenta uma economia diversificada; há abundantes fontes de matérias-primas; sua localização geográfica torna fácil o acesso a outros mercados latino-americanos; entre outros O setor escolhido para análise para a pesquisa foi o automobilístico, pois trata-se de um setor de grande relevância para a economia brasileira, visto que foi responsável, em 2015, por uma participação de 22% no PIB da indústria de transformação e 4% do PIB total. Assim, o trabalho teve como objetivo averiguar se os investimentos diretos realizados por empresas estrangeiras no setor automobilístico brasileiro tiveram como propósito atingir não apenas o mercado interno brasileiro, mas outros novos mercados localizados geograficamente próximos àqueles pertencentes a América Latina.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192665
PDF

Referências

UNCTAD (2018). World Investment Report 2018. Investment and New Industrial Policies. United Nations, New York and Geneva.
ANFAVEA. Anuário da Indústria Automobilística Brasileira 2018. São Paulo: Anfavea, 2018.
APEX-BRASIL. Investment Guide to Brasil 2018. Brasília: ApexBrasil, 2018.
ANFAVEA. Anuário da Indústria Automobilística Brasileira 2014. São Paulo: Anfavea, 2014.
COSTA, Rodrigo Morem da; HENKIN, Hélio. Estratégias competitivas e desempenho da indústria automobilística no Brasil. Economia e Sociedade, [s.l.], v. 25, n. 2, p.457-487, ago. 2016.
ComexStat. Exportação e Importação Geral. 2018. Disponível em: <http://comexstat.mdic.gov.br/pt/geral>.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.