A utilização do cinema de animação na difusão de educação de tradições culturais brasileiras para as novas gerações
PDF

Palavras-chave

Cinema de animação
Longas-metragens brasileiros
Tradições culturais

Como Citar

SILVA, João; LAZARETTI, Wilson. A utilização do cinema de animação na difusão de educação de tradições culturais brasileiras para as novas gerações. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192637. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2637. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O trabalho teve como finalidade possibilitar a utilização do cinema de animação para a difusão e educação de tradições culturais brasileiras para as novas gerações, por meio de um estudo com 13 filmes de longa-metragem de animação, direcionados ao público infanto-juvenil, selecionados com base nos catálogos anuais do Festival Internacional de Animação Anima Mundi, no período de 1998 a 2018. A maioria dos filmes, apresentaram elementos da representatividade e das tradições culturais brasileiras, porém em poucos momentos e com grande parte deles relacionada aos elementos naturais como a floresta amazônica. Após esta análise, propõe-se a conscientização a respeito da animação nacional e a valorização do gênero através da formação de profissionais e pesquisadores juntamente com o incentivo de programas envolvendo a educação por meio da animação.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192637
PDF

Referências

DA MATTA, R. O que faz o brasil, Brasil? Editora Rcco Ltda. Rio de Janeiro. 1986.
FESTIVAL ANIMA MUNDI. Catálogos Festival Internacional de Animação do Brasil. 1998 a 2017 Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.animamundi.com.br/pt/festival/animemoria/animemoria> Acesso em: 10 de dezembro de 2018
ISRAEL, D.; CONTE, D. O Cinema de Animação Nacional: o trânsito entre experiências cinematográficas, séries para televisão e a expectativa dos consumidores brasileiros. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Rio de Janeiro, RJ – 4 a 7/9/2015.
VIEIRA, T. C. O Potencial Educacional do Cinema de Animação: três experiências na sala de aula. Campinas: Puc-Campinas, 2008. 182p.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.