Experiências místicas no uso de diversos psicodélicos
PDF

Palavras-chave

Psicodélicos
Experiências místicas
Escalas psicométricas

Como Citar

URSINI, Luna; TOFOLI, Luis de; FALCHI, Marcelo; RIBEIRO, Sidarta; MOTA, Natalia. Experiências místicas no uso de diversos psicodélicos: análise de um Survey Online. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192634. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2634. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Introdução: Experiências místicas associadas ao uso de psicodélicos têm sido associadas a desfechos positivos de saúde mental em estudos anteriores. Objetivo: Este estudo tem como objetivo investigar os determinantes de experiências místicas induzidas por psicodélicos em um questionário online. Método: Em uma amostra de 1507 respostas analisouse a associação uni e multivariada entre escores das quatro dimensões da escala de experiências místicas MEQ30 com as demais variáveis coletadas. Resultados: Na análise multivariada, houve associações significativas com as pontuações mais altas nas dimensões da MEQ30, com destaque para a associação do uso de cogumelos psicodélicos/psilocibina com o escores mais altos em todas as dimensões. Os resultados apontam na direção de que os diferentes psicodélicos podem apresentar resultados diversos nas dimensões da MEQ30 e que o uso de cogumelos psicodélicos/psilocibina se mostrou independentemente associado com maiores escores em todas as dimensões da escala.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192634
PDF

Referências

Schenberg, E.E.; Tófoli, L. F.; Rezinovsky, D.; et al. Translation and cultural adaptation of the States of Consciousness Questionnaire (SOCQ) and statistical validation of the Mystical Experience Questionnaire (MEQ30) in Brazilian Portuguese. Archives of Clinical Psychiatry. 2017, 44(1), 1-5.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.