City Information Modeling (CIM) aplicado ao planejamento urbano
PDF

Palavras-chave

Modelagem de informação da construção (BIM)
Modelagem de informação da cidade (CIM)
Sistemas de informação geográfica (SIG)

Como Citar

PEREIRA, Larhyssa; KEMPTER, Eloisa. City Information Modeling (CIM) aplicado ao planejamento urbano: estudo de caso Bairro Monte Alegre em Piracicaba. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192627. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2627. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

As tecnologias de Modelagem de Informação da Cidade (CIM) e de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) estabeleceram um novo paradigma para o planejamento e ordenamento territorial, ao consolidarem informac?o?es georreferenciadas de forma holística abordando aspectos multidensionais. Com base nessas premissas, esta pesquisa teve o objetivo de aplicar as tecnologias BIM (Building Information Model) e SIG visando desenvolver uma metodologia CIM para a?reas urbanas históricas de pequena escala, tendo como objeto de estudo o Bairro Monte Alegre, na cidade de Piracicaba. Foi realizado um levantamento fotográfico aéreo do bairro com um drone, gerando um modelo de nuvem de pontos georreferenciado, onde informações das estruturas históricas foram indexadas, assim como os modelos BIM dos principais edifícios. Com isso criou-se um modelo interativo do bairro, visando contribuir para a sua preservação.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192627
PDF

Referências

SILVA ALMEIDA, Fernando A.; ANDRADE, Max.. Considerac?oes sobre o conceito de City Information Modeling. InSitu Revista Cienti?fica do P. M. P. em Projeto, Produc?a?o e Gesta?o do Esp. Urbano, v. 4, n. 1, p. 21-38, 2018.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.