Estudo das equações do cálculo do coeficiente de dispersão usando análise correlacional
PDF

Palavras-chave

Mapas auto-organizáveis
Dispersão longitudinal
Escoamento em canais.

Como Citar

MELCHIOR, Camila Prado; RIBEIRO, Lubienska Cristina Lucas Jaquie; LOPES, Michele dos Santos; OLIVEIRA, Eva Carolline Martins; AMBROSIO, Júlia Kobylanski; BRENTAN, Bruno de Melo; FAIS, Laura Maria Canno Ferreria. Estudo das equações do cálculo do coeficiente de dispersão usando análise correlacional. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018262. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/262. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A poluição dos corpos d’água ainda é um problema grave uma vez que grande parte da disposição dos resíduos gerados pelas atividades humana está neles, pondo em risco o abastecimento da comunidade. Portanto, é importante analisar e parametrizar modelos de qualidade da água, assim é possível avaliar o impacto desses poluentes com segurança. Uma variável importante neste cenário é o coeficiente de dispersão longitudinal (EL), que analisa a dispersão do poluente no decurso do rio, no entanto ainda não se tornou oficialmente um parâmetro normativo de avaliação, uma vez que um padrão de cálculo não foi definido. O coeficiente EL já foi tratado em diferentes trabalhos e diversas são as fórmulas para quantifica-lo, este projeto focou em 14 destas, obtidas por meio de métodos empíricos, elas levam em conta as características físicas do rio que interferem no coeficiente. A análise correlacional, na forma de Mapas auto-organizáveis e Análise de Componentes Principais (PCA), teve a função de buscar padrões de relações entre as variáveis e a aplicabilidade dessas equações buscando orientar trabalhos futuros e contribuir com a padronização do coeficiente.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018262
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.