Caracterização e estudo das etapas de produção e vida de prateleira de kombuchás
PDF

Palavras-chave

Kombuchá
Físico química
Fermentação

Como Citar

RIBEIRO, Vitoria; SCHMIDT, Flavio; BRAGA, Ana; RAMOS, Kazumi. Caracterização e estudo das etapas de produção e vida de prateleira de kombuchás. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192600. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2600. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O Kombuchá vem se tornando uma bebida popular em diversos países devido ao seu potencial probiótico, atrelado à preocupação atual da sociedade com a qualidade nutricional dos alimentos. No entanto, no Brasil, o Kombuchá ainda é considerado um produto novo, produzido por pequenos produtores ou de forma caseira. Esse trabalho propõe a caracterização e o estudo de 3 kombuchás dos sabores: melissa com capim limão, abacaxi e gengibre; aroeira com maçã verde e menta; e hibisco com frutas vermelhas, em diferentes etapas de produção e fermentação. A caracterização foi realizada através das análises de acidez, pH, sólidos solúveis, compostos fenólicos totais, análises microbiológicas tradicionais e por metagenoma, além de uma análise sensorial para avaliar a aceitação do consumidor.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192600
PDF

Referências

HRNJEZ, D.; VASTAG, Z.; MILANOVIC, S.; VUKIC, V.; ILIC?IC´, M.; POPOVIC´, LJ.; KANURIC´, K. The biological activity of fermented dairy products obtained by kombucha and conventional starter cultures during storage. Journal of Functional Foods, v. 10, p. 271–279, 2014.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.