Análise exergética do sistema respiratório em fumantes passivos asmáticos
PDF

Palavras-chave

Asma
Dióxido de carbono
Termodinâmica

Como Citar

PEREIRA, Marina; MADY, Carlos. Análise exergética do sistema respiratório em fumantes passivos asmáticos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192573. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2573. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Investigando duas questões de saúde públicas representativas atuais (a asma e o tabagismo/presença de CO2 no ambiente), a pesquisa busca avaliar a destruição de exergia e geração de entropia associada aos efeitos da asma isolados e ao aumento de CO2 ambiente. A asma é uma doença respiratória obstrutiva caracterizada pela hipersensibilidade das vias aéreas a certos estímulos e pelo seu remodelamento, causando aumento na vascularização (principalmente pequenos vasos) e na espessura das vias aéreas (principalmente menores). Afetando, portanto, a transferência de calor e massa no sistema respiratório. Por sua vez, o fumo passivo contribui para o aumento da pressão parcial de dióxido de carbono no sangue. Destaca-se que a presença de poluentes é um dos gatilhos da asma, contribuindo para a perda da função pulmonar. Foi utilizado um modelo computacional proposto por Albuquerque-Neto (2010) para avaliar o comportamento do sistema térmico e respiratório humano mediante alterações que buscam representar a patologia. Os resultados para o aumento no CO2 ambiente foram condizentes com o esperado. Entretanto, algumas saídas do modelo não convergiram para o comportamento que é observado em asmáticos. Tais divergências foram atribuídas, dentre outros motivos, à ativação de mecanismos compensatórios no modelo, etc.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192573
PDF

Referências

Albuquerque Neto, C. - Modelo integrado dos sistemas térmico e respiratório do corpo humano - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2010.
Cenzi, J. - Efeito da intoxicação por monóxido de carbono no comportamento exergético do corpo humano - Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas, 2018.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.