Caracterização dos perfis de alteração associados às paleosuperfícies na área de Franca/SP
PDF

Palavras-chave

Perfil laterítico
Geomorfologia
Paleossolo.

Como Citar

FREITAS, Camila Andreotti de; LADEIRA, Francisco Sergio Bernardes. Caracterização dos perfis de alteração associados às paleosuperfícies na área de Franca/SP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018255. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/255. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O conhecimento sobre as antigas superfícies traz importantes informações sobre as condições paleoambientais, como os antigos climas, coberturas vegetais, movimentação tectônica e sobre as antigas formas de relevo. Estes podem ser parcialmente explicados pelo estudo dos perfis de alteração, uma fonte de informação sobre os processos atuantes em seu momento de formação compondo parte do registro geológico da área. Essa concentração de minerais originárias pelo intemperismo pode fornecer informações sobre as condições climáticas específicas pelo qual a superfície pretérita foi condicionada, dependendo do mineral a ser concentrado. Ferro e alumínio são os minerais mais frequentes de se encontrar nos perfis de alteração que indicam ambientes tropicais de formação, com elevados valores de temperatura e precipitação.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018255
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.