Modelagem matemática e estudo de funcionamento de biodigestores e de geração de biogás
PDF

Palavras-chave

Biodigestores
Equações diferenciais
Modelagem matemática

Como Citar

MATAIYOSHI, Érika; POLETTI, Elaine. Modelagem matemática e estudo de funcionamento de biodigestores e de geração de biogás. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192534. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2534. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Considerando os biodigestores como fontes alternativas, econômicas e sustentáveis de tratamento de resíduos, inclusive para a geração de energia, esta iniciação científica teve seus objetivos voltados para o estudo do funcionamento desta tecnologia bem como do modelamento matemático das relações existentes neste processo, proposto por Bassanezi (1988), através de abordagem qualitativa e quantitativa de um sistema não linear de equações diferenciais ordinárias que modela a relação entre a população de microrganismos e a quantidade de biogás produzido.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192534
PDF

Referências

BASSANEZI, R. C.; FERREIRA JR., W.C.. Equações Diferenciais com Aplicações. São Paulo: Harbra. 1988.
LOBATO, L.C.S. (2011) Aproveitamento energético de biogás gerado em reatores UASB tratando esgoto doméstico. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
TANAKA, G. C.. Análise da dinâmica não linear do processo de biodigestão em um biodigestor indiano no espaço de estados via técnica de Lyapunov. Tese (Pósgraduação em Engenharia Elétrica) - UNESP. Faculdade de Ciências. Bauru SP. 2018.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.