Método de vitalidade fetal em gestante diabética que melhor prediz hipoxemia
PDF

Palavras-chave

Diabetes mellitus e gestação
Vitalidade Fetal no diabetes mellitus
Hipoxemia Fetal

Como Citar

KAWANO, Laura; REHDER, Patricia. Método de vitalidade fetal em gestante diabética que melhor prediz hipoxemia. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192521. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2521. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A hiperglicemia na gestação é classificada em diabetes mellitus gestacional (DMG), diabetes mellitus tipo 1 (DM1) e diabetes mellitus tipo 2 (DM2) durante o ciclo gravídico. A passagem transplacentária de glicose leva a uma série de morbidades para o feto (alterações placentárias, hipóxia, óbito). No pré natal de alto risco (PNAR) das gestantes diabéticas, para diminuir ou evitar tais comorbidades, são utilizados os seguintes métodos para avialação da vitalidade fetal (AVF): registro de movimentos fetais (CMF), cardiotocografia (CTG), perfil biofísico fetal (PBF) e a doplervelocimetria. O objetivo desse estudo foi comparar os métodos de monitorização fetal em gestantes diabéticas com o índice Apgar para avaliar qual método de AVF que melhor prediz hipoxemia. Foram analisadas 77 gestantes que tiveram seus partos realizados no Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (CAISM) da UNICAMP. O estudo demonstrou que não houve diferença significativa entre os métodos quando comparados com o Apgar de primeiro e quinto minuto.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192521
PDF

Referências

Teramo K, Klemetti M, Tikkanen M, Nuutila M. Maternal diabetes and fetal hypoxia. Duodecim. 2013; 129(3):228-234

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.