Recobrimentos nanoestruturados a base de ácido hialurônico e quitosana com propriedades controladas para fins de interesse biomédico
PDF

Palavras-chave

Layer by layer
Quitosana
Atividade antimicrobiana

Como Citar

LIMA, Giulia; BEPPU, Marisa; NETO, João Rocha. Recobrimentos nanoestruturados a base de ácido hialurônico e quitosana com propriedades controladas para fins de interesse biomédico. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192492. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2492. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Uma das grandes preocupações no desenvolvimento de biomateriais é o alto potencial que organismos patogênicos têm de aderir-se nas superfícies, visto que infecções causadas por fungos e bactérias ainda contabilizam milhões de mortes por ano. Neste contexto, a técnica de Layer-by-layer mostra-se uma interessante estratégia para a produção de recobrimentos com potencial biomédico, exibindo, por exemplo, propriedades antimicrobianas e/ou de adesão de células tumorais. Aqui, foram produzidos recobrimentos a base de ácido hialurônico (HA) e quitosana (CHI) com propriedades controladas a fim de investigar a influência de condições de preparo dos filmes no potencial antimicrobiano destes.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192492
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.