Povos indígenas na América Latina
PDF

Palavras-chave

Povos indígenas
América Latina
Pós-colonial.

Como Citar

CIRILLO, Caio Henrique; DIAS, Hugo Miguel Oliveira Rodrigues. Povos indígenas na América Latina: a pós-colonialidade aplicada aos "pré coloniais". Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018249. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/249. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O presente trabalho busca explorar a relação entre sociedades indígenas e a sociedade capitalista moderna, sob a perspectiva pós colonial. Para isso a colonialidade do poder, conceito que expressa a perspectiva eurocêntrica de conhecimento, será utilizada para a compreensão da hierarquia entre as sociedades analisadas, que se inicia no Encontro e perdura até os dias de hoje. Esta hierarquia, por sua vez, será estudada segundo a “ lógica da produção de não existência”, conceito elaborado por Boaventura dos Santos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018249
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.