Impacto da evolução de Dados Interconectados Abertos
PDF

Palavras-chave

LOD
Link evolution
Change operations

Como Citar

MATSOUI, Julio; REIS, Julio dos. Impacto da evolução de Dados Interconectados Abertos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192486. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2486. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A descrição de dados abertos em formato padrão sobre entidades na Web tem tido uma grande adoção nos últimos anos. O principal formato explorado na definição de elementos de dados é o Resource Description Framework (RDF). O número de repositórios de dados nesse formato provendo dados interconectados entre diferentes fontes tem se tornado numeroso. O grande volume de dados exige cada vez mais métodos e ferramentas automáticas para efetuar análises e correções sobre os dados. Em particular, dados interconectados no contexto da Web Semântica tendem a ser dinâmicos. Novas versões de conceitos, suas relações e instâncias são redefinidos ao longo do tempo e de certa maneira alteram o significado e propriedades das entidades. Logo, tornam-se necessárias técnicas para se entender a evolução de dados interconectados e como tal evolução influencia em interconexões estabelecidas entre bases distintas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192486
PDF

Referências

RDF, W3C < Disponível em :https://www.w3.org/RDF/>, último acesso no dia 01/08/2019..
Dataset, AGROVOC <Disponivel em: http://aims.fao.org/agrovoc/releases>, último acesso no dia 17/03/2019

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.