Panorama dos planos de saneamento básico dos municípios da bacia do Rio Paraíba do Sul e comparação à situação das bacias PCJ
PDF

Palavras-chave

Política Nacional de Saneamento Básico
Planejamento municipal
Gestão de recusos hídricos

Como Citar

GUIDES, Rebeca; SANTOS, Mariana dos. Panorama dos planos de saneamento básico dos municípios da bacia do Rio Paraíba do Sul e comparação à situação das bacias PCJ. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192485. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2485. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A partir da Política Nacional de Saneamento Básico (Lei Federal 11.445/2007) se instaura uma nova etapa no saneamento básico brasileiro. Além de abastecimento e esgotamento, a limpeza urbana, manejo dos resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais são adicionados ao conceito de saneamento e aos municípios é delegada a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB. Nesse contexto, mediante levantamento bibliográfico e documental, os planos dos municípios da BH do rio Paraíba do Sul - SP, foram analisados sendo observado que contemplam propositivamente o meio urbano e, em menor proporção, o meio rural. Relacionando-os à gestão de recursos hídricos da BH do PCJ, têm-se que em ambas as BH não são incentivadas, via PMSB, alternativas não convencionais para a sustentabilidade do sistema. Sendo ambas as regiões analisadas de grande importância industrial, setor de alto consumo hídrico, e densidade demográfica, frente aos novos desafios ditados pela escassez hídrica, tem-se que os planos carecem de medidas inovadoras para os serviços públicos de saneamento.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192485
PDF

Referências

Brasil. vol. 1. Min. das Cidades. 2009.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.