Métodos de elementos finitos mistos de dimensão mínima em quadriláteros para problemas elípticos de segunda ordem
PDF

Palavras-chave

Elementos finitos
Aproximações em quadriláteros
Serendipity

Como Citar

TARASCHI, Giovanni; CORREA, Maicon. Métodos de elementos finitos mistos de dimensão mínima em quadriláteros para problemas elípticos de segunda ordem. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192477. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2477. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Esse trabalho apresenta um estudo sobre o Método de Elementos Finitos (MEF) em malhas quadrilaterais para a resolução de Equações Diferenciais Parciais (EDP) elípticas de segunda ordem. Em particular estudou-se a influência do espaço de busca e da discretização do domínio sobre as taxas de convergência do método. Foi desenvolvido um profundo estudo teórico sobre as condições suficientes e necessárias para a obtenção das taxas de convergência ótimas em malhas quadrilaterais afins e não-afins. Já do ponto de vista computacional foram implementadas (através de um código em linguagem FORTRAN), aproximações baseadas em elementos do tipo Serendipity e em elementos do tipo Qr. Por fim realizamos experimentos numéricos afim de verificar a ordem de convergência do MEF para diferentes espaços e para diferentes tipos de malhas quadrilaterais (afins, não afins e assintoticamente afins).

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192477
PDF

Referências

D. Arnold, D. Boffi, and R. Falk. Approximation by quadrilateral finite elements. Mathematics of computation, 71(239):909–922, 2002.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.