Caracterização farmacoepidemiológica de pacientes em uso do antineoplásico oral Capecitabina
PDF

Palavras-chave

Capecitabina
Câncer colorretal
Câncer gástrico

Como Citar

SOUZA, Rafael de; MORIEL, Patricia; DUARTE, Natalia; TEIXEIRA, João; MEDEIROS, Mariana; COBAXO, Thiago; PASSOS, Carmen. Caracterização farmacoepidemiológica de pacientes em uso do antineoplásico oral Capecitabina: perfil de adesão ao tratamento e análise de qualidade de vida . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192462. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2462. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A Capecitabina é um antineoplásico oral indicado para diversos tipos de neoplasias que apresenta vários efeitos adversos que podem comprometer a qualidade de vida dos pacientes e a adesão ao tratamento.O estudo foi conduzido no Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com 50 pacientes com diagnóstico de câncer colorretal ou gástrico em início de tratamento. Foram feitas caracterização farmacoepidemiológica, perfil de adesão e análise da qualidade de vida dos pacientes . A média de idade dos 50 pacientes foi de 59 anos, apresentam algum grau de etilismo, tabagismo , sobrepeso e o histórico familiar como fatores de risco ao desenvolvimento de tumores. Apenas os parâmetros ‘Saúde/qualidade de vida global’ e ‘Função social’ tiveram valores com diferenças, nesse caso aumento, estatisticamente relevantes. A adesão dos pacientes manteve-se em índices elevados em todos os ciclos avaliados.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192462
PDF

Referências

Globocan: Global Cancer Facts & Figures. American Cancer Society. 3rd edition.2012..

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.