Avaliação da cinética da bioadsorção de fármaco em resíduo da extração do alginato da alga marrom Sargassum filipendula
PDF

Palavras-chave

Sargassum filipendula
Fármaco
Resíduos

Como Citar

SOUZA, Rodrigo; VIEIRA, Melissa; COELHO, Caroline; SILVA, Meuris da. Avaliação da cinética da bioadsorção de fármaco em resíduo da extração do alginato da alga marrom Sargassum filipendula. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192461. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2461. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A crescente produção de resíduos procedentes da industria farmaceutica desponta como um grave problema ambiental em todo o mundo. Sendo assim, o tratamento desses efluentes é imprescidível para a preservação da fauna e flora do planeta. Desta forma, o presente projeto de iniciação cientifica (IC) avaliou a utilização do résiduo da extração de alginato da alga marrom Sargassum Filipendula, um bioadsorvente, para o tratamento de efluentes contendo fármacos. Inicialmente, realizou-se um estudo de afinidade entre o bioadsorvente e os fármacos, sendo o propranolol o selecionado por apresentar maior porcentagem de remoção (98%). Em seguida, realizou-se estudo cinético entre o fármaco escolhido e o bioadsorvente para a modelagem fenomenológica dos resultados experimentais obtidos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192461
PDF

Referências

COELHO C.M., SILVA M.G.C. e VIEIRA M.G.A. Avaliação da afinidade adsortiva entre os fármacos e bio/adsorventes alternativos. Cobeq 2018.
CARDOSO et al. Evaluation of metal affinity of Ag+, Cd2+, Cr3+, Cu2+, Ni2+, Zn2+ and Pb2+ in residue of double alginate extraction from Sargassum filipendula seaweed, Chemical Engineering Transactions, v. 52, p. 1027-1031, 2016
NASCIMENTO, R.F; LIMA, A.C.A; VIDAL, C.B; MELO D.Q; RAULINO, G.S.C, “Adsorção: aspectos teóricos e aplicações ambientais”, Copyright © 2014.
RUTHVEN, D.M., “Principles of adsorption and adsorption processes”, John Wiley & Sons, 1984.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.