O filantrocapitalismo na política educacional brasileira
PDF

Palavras-chave

Educação integral
Filantrocapitalismo
Política educacional

Como Citar

CAMARGO, Jaqueline; JEFFREY, Debora. O filantrocapitalismo na política educacional brasileira: educação integral e relação público-privado. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192460. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2460. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A trajetória da educação integral no Brasil não se trata de algo novo, além de ser cenário de continuidades e remodelações. Os últimos vinte anos tiveram destaque na efetivação dessa política em todo o território nacional, com foco a partir de 2007 tendo o Programa Mais Educação como medida indutora para esta modalidade de ensino. No processo, chama a atenção o considerável quantitativo de fundações - ligadas à iniciativa privada - atuantes junto aos estados brasileiros, principalmente na região Nordeste, na implantação da política. A partir disso, este artigo tem como objetivo apresentar os desdobramentos da pesquisa Constituição das redes através da política de educação integral no Brasil (UNICAMP /UNIR/ UFOPA) PROCAD/CAPES. A partir do Programa Mais Educação, a discussão avança para o aprofundamento na análise da relação histórica entre os agentes público e privado no cenário educacional brasileiro, com manifestação do filantrocapitalismo através da governança filantrópica; legitimada em território nacional pelos Arranjos de desenvolvimento da educação.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192460
PDF

Referências

BALL, S. J. Educação global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014
BISHOP, M. GREEN, M. Philanthrocapitalism: How giving can save the world. Bloomsbury press: New York, 2009.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
OLMEDO, A. Heterarquias e "governança filantrópica" global na Inglaterra: Implicações e controvérsias para o controle social das políticas sociais. Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 2, n. 2, p.470-498, jul/dez 2013.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.