Efeitos da alga Chlorella na qualidade de vida de pacientes com intolerância à glicose e diabetes tipo 2
PDF

Palavras-chave

Chorella
Diabetes tipo 2
Qualidade de vida.

Como Citar

FUJIURA, Caio Augusto Leme; QUEIROZ, Mary Luci de Souza; MARTINS, Fernanda; CASTRO, Tamara C. L.; TORELLO, Cristiane O. Efeitos da alga Chlorella na qualidade de vida de pacientes com intolerância à glicose e diabetes tipo 2. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018246. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/246. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Atualmente, temos uma epidemia de Diabetes em curso e o número de doentes e de mortes causadas por complicações gerados por ela tende a crescer nos próximos anos. O tratamento farmacológico do diabetes tipo 2 apresenta eficácia e melhora alguns parâmetros metabólicos, porém apresenta vários efeitos colaterais que, em muitos casos, podem piorar a saúde geral do paciente.
Estudos recentes do nosso laboratório demonstraram, que a alga Chlorella é capaz de prevenir a resistência à insulina em animais obesos, pois gera uma melhoria da via de sinalização da insulina no fígado, músculo esquelético e tecido adiposo, através do aumento dos níveis de fosforilação de proteínas, tais como IR, IRS-1 e Akt e redução dos níveis de fosforilação do IRS-1ser307. Como a resistência à insulina leva a progressão da obesidade à diabetes tipo 2, a Chlorella tem efeito benéfico na prevenção direta da doença.
A diabetes tipo 2 está relacionada com uma alta mortalidade, morbidade e a um mau estado geral do paciente, gerando assim uma diminuição na qualidade de vida. Sendo assim, a alga adaptógena pode, além de ter ação direta na evolução da doença, melhorar a saúde do paciente como um todo. Neste sentido, o impacto da utilização da Chlorella na qualidade de vida dos pacientes será avaliado utilizando-se o questionário, o Short Form-36 Health Survey (SF-36) o qual fornece informações práticas, do ponto de vista do paciente, sobre sua saúde funcional e seu bem-estar.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018246
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.