Trilhas de Ìmalè
PDF

Palavras-chave

Memória
Ancestralidade
Simbolismo

Como Citar

ALVES, Adnã; ANDRAUS, Mariana. Trilhas de Ìmalè: reflexões sobre o percurso criativo do espetáculo Ìmalè Inú Yàgbà e de seus simbolismos em cena. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192453. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2453. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este projeto teve como objetivo refletir acerca do processo de criação do espetáculo solo Ìmalè Inú Yàgbà, elaborado como Trabalho de Conclusão do Curso Bacharelado em Dança, durante o ano de 2017, a partir dos simbolismos utilizados na cena e em perspectiva estética. A pesquisa de Iniciação Científica pretendeu aprofundar o estudo dos referenciais teóricos que embasaram a criação do espetáculo e discutir a dramaturgia resultante da concepção do trabalho revertendo em pesquisa teórica. A partir do mergulho nos materiais investigados ao longo do processo criativo, intentou-se voltar o olhar, em retrospecto, para os simbolismos utilizados e seus subtextos, a fim de promover uma reflexão teórica e analítica do discurso corporal tecido e, assim, produzir um trabalho que possibilite o entrelaçamento entre criação artística e alicerces teóricos em artes da cena.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192453
PDF

Referências

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
FERRAZ, Fernando Marques Camargo. Danças Negras: entre apagamentos e afirmação no cenário político das artes. Revista Eixo , v. 6, n. 2 (Especial). p. 115-124. Brasília, Nov. 2017..
SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. 2ª edição. São Paulo: Terceira Margem, 2014.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.