Simulações de Monte Carlo do problema de Ising tridimensional
PDF

Palavras-chave

Ising
Simulação
Monte Carlo

Como Citar

LOPES, Guilherme; FRANCO, Luis. Simulações de Monte Carlo do problema de Ising tridimensional. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192418. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2418. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O modelo de Ising é um dos mais clássicos problemas de mecânica estatística. Apresentando solução analítica apenas para os casos unidimensional e bidimensional, resta a simulação computacional como única alternativa para investigar o problema tridimensional. Proposto inicialmente para descrever a magnetização de determinados materiais quando submetidos a baixas temperaturas, pode também ser aplicado em problemas termodinâmicos de transição de fases, sendo que o agrupamento observado dos dipolos magnéticos em regiões positivas e negativas é comparável visualmente a conformações adquiridas por rochas porosas. A aplicação do método de Monte Carlo, largamente utilizado na área de simulação molecular e no estudo de variáveis estocásticas, possibilita a geração computacional de estruturas tridimensionais. Além disso, as simulações permitem o estudo de sistemas na vizinhança da criticalidade e obtenção direta de suas propriedades, como o cálculo da energia interna e do calor específico. Finalmente, as configurações tridimensionais geradas a partir do algoritmo pretendem ser aplicadas para a mimetização de rochas porosas presentes em reservatórios de petróleo, unindo-as a posteriori a trabalhos na área de fluidodinâmica computacional (CFD) para o estudo do escoamento nestes meios porosos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192418
PDF

Referências

COSME, Catarina Martins. Monte Carlo methods in critical systems. 2013. 71 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Física, Departamento de Física e Astronomia, Universidadee de Porto, Porto, 2014. Cap. 1.
FERRENBERG, A. M.; XU, J.; LANDAU, D. P., Pushing the limits of Monte Carlo simulations for the three-dimensional Ising model., Phys. Rev. E., 97, 043301, 2018.
SALINAS, Sílvio R. A.. Introdução à Física Estatística. 2. ed. São Paulo: Usp, 2013. 464 p.
TOMÉ, Tânia; OLIVEIRA, Mário José de. Dinâmica Estocástica e Irreversibilidade. São Paulo: Usp, 2001. 242 p.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.