Uso de métodos de ensino de contrabaixo acústico na modalidade erudita no estado de São Paulo
PDF

Palavras-chave

Contrabaixo acústico
Métodos de ensino
Didática musical.

Como Citar

SANTOS, Bruno Macrino dos; CARVALHO, Jose Alexandre Leme Lopes. Uso de métodos de ensino de contrabaixo acústico na modalidade erudita no estado de São Paulo: um panorama atual. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018241. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/241. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo abordou o uso de métodos de ensino de contrabaixo acústico, na modalidade erudita em instituições públicas de estado de São Paulo e teve por objetivo geral conhecer a realidade atual deste uso no estado de São Paulo. Trata-se de um estudo com professores de contrabaixo na modalidade erudita, atuantes no momento nas seguintes instituições públicas: Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Conservatório de Tatuí, Escola Municipal de Música de São Paulo, Escola de Música do Estado de São Paulo, Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Instituto Baccarelli. Foi realizado envio de questionário eletrônico semi-aberto com questões sobre a adoção de algum método de ensino de contrabaixo, associado a outros ou não, e a percepção dos participantes a respeito do método utilizado, contemplando inclusive suas vantagens e desvantagens. Dessa maneira, o estudo buscou traçar um panorama atual sobre o uso de método de ensino de contrabaixo acústico na modalidade erudita no estado de São Paulo.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018241
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.