O avanço do agronegócio na região do MATOPIBA
PDF

Palavras-chave

Quebradeiras de coco babaçu
Monocultivos agroflorestais
Sul do Maranhão

Como Citar

GUIMARÃES, Luna; ALVES, Vicente. O avanço do agronegócio na região do MATOPIBA: a violência no campo e a resistência das quebradeiras de coco babaçu no sul do Maranhão (MA) . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192402. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2402. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Perante a lógica da agricultura atual que é estruturada dentro do contexto de economia capitalista sob o qual a sociedade vive hoje, faz-se importante o estudo da questão agrária com base nas mudanças sociais e econômicas decorrentes da modernização do campo, do método da internacionalização da economia brasileira e das novas formas de monopólio na agricultura. O objeto de estudo desta pesquisa demarca as relações e conflitos decorrentes da expansão dos monocultivos agroflorestais nas Regiões produtivas do agronegócio (RPAs), fronteira agrícola com importante presença de recursos naturais e área de expansão do agronegócio envolvendo grandes proprietários de terra e empresas monopolistas mundiais, que modificam o espaço local na perspectiva de articulação entre capital nacional e estrangeiro. Dessa forma, o objetivo central da pesquisa foi o de compreender o processo de expansão do agronegócio e como as formas de violência contra as comunidades tradicionais se estabelecem, tendo como recorte metodológico o caso das quebradeiras de coco babaçu no sul do Maranhão e sua resistência através da organização política do MIQCB (Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu). Busca-se, sobretudo, uma análise a partir do papel central das mulheres na organização do uso comunitário dos bens naturais da região, em especial a extração do coco da palmeira babaçu.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192402
PDF

Referências

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de; SHIRAISHI NETO, Joaquim; MARTINS, Cynthia Carvalho. Guerra Ecológica Nos Babaçuais. São Luís: Miqcb/balaios Typographia, 2005.
ALVES, V.E.L. (Org.). Modernização e regionalização dos cerrados do centro-norte do Brasil: oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí e leste de Tocantins. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2015.
ALVES, V.E.L.; NÓBREGA, Mariana Leal Conceição. Os novos desafios das populações agroextrativistas na Amazônia diante da instalação da empresa Suzano Papel e Celulose na Região Tocantina Maranhense. Revista Espaço e Geografia, Brasília, v. 21, n. 1, p.3-43, mar. 2018.
ELIAS, Denise. Reestruturação produtiva da agropecuária e novas regionalizações no Brasil. In: ALVES, Vicente Eudes Lemos (Org.). Modernização e Regionalização nos Cerrados do Centro-Norte do Brasil: Oeste da Bahia, Sul do Maranhão e do Piauí e Leste de Tocantins. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2015. p. 25-45.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A Mundialização da Agricultura Brasileira. São Paulo: Iãnde Editorial, 2016.
PRADO JUNIOR, Caio. A Questão Agrária. São Paulo: Editoria Brasiliense, 1981.
PRADO JUNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1957.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.