Simulação Monte Carlo do fator de retroespalhamento em mamografia digital
PDF

Palavras-chave

Mamografia
Retroespalhamento
Monte-Carlo.

Como Citar

RODRIGUES, Bruno Lopes; TOMAL, Alessandra. Simulação Monte Carlo do fator de retroespalhamento em mamografia digital. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018240. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/240. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O exame de mamografia é uma técnica de radiodiagnóstico amplamente utilizada para a detecção e identificação de lesões na mama. O protocolo brasileiro de controle de qualidade sugere que a dose em mamografia deve ser estimada através da dose de entrada na pele (DEP). Dentre os fatores mais importantes para a estimativa do DEP está o Fator de Retroespalhamento (BSF), que é tabelado para qualidades do feixe utilizados em equipamentos de mamografia tela-filme. Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma metodologia para a determinação do BSF, para as principais combinações ânodo/filtro empregadas em equipamentos contemporâneos de mamografia digital.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018240
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.