Um estudo histórico-filosófico do ensino de fundamentos de Cálculo para licenciaturas da área de exatas
PDF

Palavras-chave

Currículo
Filosofia da matemática
História da matemática

Como Citar

BUOZZI, Talles; MONTEIRO, Alexandrina. Um estudo histórico-filosófico do ensino de fundamentos de Cálculo para licenciaturas da área de exatas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192367. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2367. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O problema da reprovação em cálculo I é frequente nas universidades brasileira e, portanto, é importante que se analise as causas e o efeitos destes na educação. Dessa forma, buscamos as principais justificativas apresentadas entre os pesquisadores desta área para problematizar e pensar possíveis alternativas que visem solucionar este grave problema. Neste processo, encontramos as seguinte s justificativas mais recorrentes: a matemática como "dom nato" e a falta de base dos estudantes. Diante disso, observamos o currículo do ensino médio e comparamos como que se aprende em cálculo I para questionar se a escola realmente deixa lacunas na formação destes alunos. É importante também salientar que a educação básica brasileira está sujeita a diversas adversidades que tem importância determinante no rendimento dos estudantes, mas mesmo assim ainda podemos ver melhorias nas notas do principais indicadores educacionais na área de matemática. Estes resultados devem ser analisados. Além disso, através de analises sobre a BNCC, principal documento regulador da educação básica brasileira, podemos ter melhor noção sobre a formação dos estudantes e, principalmente, do tipo de formação que é proposto.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192367
PDF

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018
Cruz, F. (2006) Expressões e significados do fracasso escolar em matemática: representações sociais de professores e alunos da educação básica e do ensino superior. Tese de Doutorado em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife
 

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.