Análise de sensibilidade dos parâmetros do processo de hidrólise enzimática de bagaço de cana-de-açúcar usando planejamentos de Plackett-Burman
PDF

Palavras-chave

Hidrólise enzimática
Planejamento de Plackett-Burman
Evolução diferencial

Como Citar

FARJANI, Camila; COSTA, Aline da. Análise de sensibilidade dos parâmetros do processo de hidrólise enzimática de bagaço de cana-de-açúcar usando planejamentos de Plackett-Burman. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192365. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2365. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Uma etapa crítica na produção de etanol de segunda geração a partir do bagaço da cana-de-açúcar é a hidrólise da biomassa. Devido às diferentes condições de operação, é necessário reestimar os parâmetros cinéticos do modelo e, por conta disso, realizar uma análise de sensibilidade dos mesmos. Essa análise foi realizada para o bagaço desliginificado (BAD) e mostrou que apenas um dos cinco parâmetros do modelo não possuía efeitos significativos. Foram então reestimados os outros quatro parâmetros cinéticos para o bagaço sujeito ao pré-tratamento hidrotérmico (BH). O modelo se adequou melhor ao BH ao reestimar os cinco parâmetros, uma vez que a análise de sensibilidade varia de acordo com o pré-tratamento.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192365
PDF

Referências

GODOY, Carolina Marion de; MACHADO, Daniele Longo; COSTA, Aline Carvalho da. Batch and fed-batch enzymatic hydrolysis of pretreated sugarcane bagasse–Assays and modeling. Elsevier. Campinas, p. 392-399. maio 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.