Análise do consumo de leite e derivados e estado nutricional de crianças do Municipio de Barretos/SP
PDF

Palavras-chave

Cálcio
Consumo alimentar
Leite

Como Citar

SANTOS, Gabriela dos; CORONA, Ligiana; FREIRIA, Carolina; SILVA, Graziele da; HARA, Larissa; GHELFI, Luisa; BIDINOTTO, Lucas. Análise do consumo de leite e derivados e estado nutricional de crianças do Municipio de Barretos/SP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192358. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2358. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O cálcio é um mineral proveniente principalmente do grupo de leite e derivados de extrema importância para o desenvolvimento adequado da criança. Diversos estudos observaram uma diminuição no consumo desses alimentos devido a alterações no padrão alimentar da população, o que pode levar a um crescimento inadequado, problemas nos dentes e nos ossos, e alguns estudos recentes têm evidenciado também associação desta redução com a ocorrência da obesidade. O presente estudo visa avaliar o consumo de leite e derivados e o estado nutricional de crianças do município de Barretos, São Paulo. Foi realizado um estudo transversal com 81 crianças de 5 a 10 anos, e o consumo alimentar foi avaliado utilizando um recordatório de 24 horas (R24h) e foram feitas aferições antropométricas. A média de consumo de cálcio entre as crianças foi de 771,72 mg, estando inadequado em 70,4% da amostra. O consumo de porções de leites e derivados foi inadequado em 76,5% das crianças havendo diferença significativa entre os sexos, meninos apresentaram um maior consumo (p= 0,021). Foi observada uma relação positiva entre o consumo de calorias totais e o consumo dos leites e derivados (p=0,011). Acerca da classificação do estado nutricional, 32,1% das crianças apresentaram sobrepeso/obesidade. Não foi encontrada associação significativa entre o consumo de leite e derivados e cálcio e estado nutricional das crianças.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192358
PDF

Referências

DROR, D. K.; ALLEN, L. H. Dairy product intake in children and adolescents in developed countries: Trends, nutritional contribution, and a review of association with health outcomes. Nutrition Reviews, 2014.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA; COORDENAÇÃO DE TRABALHO E RENDIMENTO. Pesquisa de Orçamentos Familiares: 2008-2009. Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil.
CORREIA, N. P. et al. Consumo de cálcio dietético e indicadores antropométricos de adolescentes de uma escola pública de Petrolina/PE. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research, 2018.
DE OLIVEIRA FILHA, E. S. et al. Consumo dos grupos alimentares em crianças usuárias da rede pública de saúde do município de aracaju, sergipe. Revista Paulista de Pediatria, 2012.
DOS SANTOS, L. C. et al. Ingestão de cálcio e indicadores antropométricos entre adolescentes. Revista de Nutricao, 2007.
DA VEIGA, G. V. et al. Inadequação do consumo de nutrientes entre adolescentes brasileiros TT - Inadequate nutrient intake in Brazilian adolescents TT - Consumo inadecuado de nutrientes entre adolescentes brasileños. Rev Saude Publica, 2013. CHIARELLI, G.; ULBRICH, A. Z.; BERTIN, R. L. Composição corporal e consumo alimentar de adolescentes da rede pública de ensino de Blumenau (Brasil). Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, 2011.
DE CÁSSIA DE AQUINO, R.; TUCUNDUVA PHILIPPI, S. Consumo infantil de alimentos industrializados e renda familiar na cidade de São Paulo. Revista de Saude Publica, 2002.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.