Resumo
A Residência Médica (RM) é baseada no conceito de treinamento em serviço, aliando atividades assistenciais e de ensino-aprendizagem. Pela limitação da carga horária e do grande volume de atividades assistenciais designado ao médico residente (MR), a atividade assistencial acaba por representar papel expressivamente majoritário na RM, restando pouco tempo às atividades teóricas que consolidam o conhecimento prático. Assim, as escolas médicas enfrentam o desafio de transmitir o conhecimento essencial à formação do MR em um tempo limitado de maneira efetiva. Em meio a isso, o e-learning, método de ensino baseado no uso da internet, passou a ser essencial na Educação Médica atual. Este estudo transversal analisou o perfil de estudo e o uso das mídias pelos MRs por meio de questionário padronizado. Estes foram aplicados aos MRs da área cirúrgica do HC-UNICAMP que concordaram em participar do estudo, com resposta de 44,76% deles. Para análise de dados utilizou-se os softwares SPSS e GraphPad Prism. Observou-se que 87,2% dos MRs acreditam ser interessante o uso do e-learning junto às aulas teóricas, sendo que 78,7% deles acreditam que aulas presenciais são essenciais ao aprendizado durante a RM. Além disso, 61,7% dos MRs relatam preferirem usar material impresso, contra 38,3% que preferem digital. É interessante notar também que apenas 57,4% dos alunos já usaram a Plataforma Moodle durante a sua formação.
Referências
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